publicos

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Temaki, Sushi e outras delicias da culinaria japonesa

A palavra japonesa temaki significa “rolinhos feitos a mão”. Trata-se de um cone feito com alga, arroz e algum tipo de recheio, geralmente salmão. É um prato tradicional no Japão que se tornou popular no Brasil há alguns anos. Hoje em dia você não precisa ir até um restaurante oriental para comer temaki, pois ele é facilmente encontrado em praças de alimentação de shopping e se tornou uma opção de refeição rápida.
Para que o temaki tenha o sabor e a textura ideal, é importante que ele seja comido rapidamente depois de ser feito porque o cone de alga logo absorve a umidade do recheio e perde sua crocancia, tornando-se um pouco difícil de morder. Por esta razão, a alga vem com uma película de plástico protetora que deve removido antes de comer.

Receita Básica de Temaki

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de arroz para fazer sushi cozido (saiba como fazer a seguir)
  • 1 folha de algas
  • 1/2 xícara do recheio escolhido

Sugestões de Recheio:

  • Peixes Sashimi (salmão, atum, ovas de salmão, etc.)
  • Pepino
  • Folhas de Perilla
  • Brotos de rabanete
  • Abacate, cenoura, sementes de gergelim, etc.

Modo de Preparo:

  1. Fatie o peixe escolhido em forma de palitos longos.
  2. Corte a alga ao meio.
  3. Antes de começar, certifique-se de que suas mãos estão secaspara manter a alga seca e crocante. Coloque a alga na palma da sua mão (sempre com o lado brilhante para baixo) e coloque uma camada fina de arroz sobre um terço dela, no lado esquerdo.
  4. Coloque os recheios escolhidos na posição vertical.
  5. Dobre o canto inferior esquerdo da alga e comece a enrolar em forma de cone.
  6. Continue enrolando até que o cone se forme. Coloque um pouco de arroz no canto inferior direito para usar como cola e fechar hermeticamente. Repita o procedimento com a outra metade da alga.
  7. Sirva com gengibre em conserva, wasabi e molho de soja como condimentos.

Como Fazer Arroz de Sushi

Ingredientes:

  • 3 xícaras de arroz japonês grão curto cru
  • Água

Para fazer o vinagre:

  • 1/3 de xícara de vinagre de arroz
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 e 1/2 colher de chá de sal

Modo de Preparo:

  1. Coloque o arroz em uma tigela grande. Despeje água fria até cobrir o arroz. Imediatamente descarte a água para retirar as partículas sujas porque o arroz a absorve muito rapidamente quando você começa a lavar. Repita a lavagem de uma a duas vezes.
  2. Use os dedos para lavar delicadamente o arroz fazendo movimentos circulares.
  3. Em seguida, despeje a água fria até cobrir o arroz e rapidamente descarte a água novamente. Repita esse processo cerca de 4 a 5 vezes, até que a água torne-se quase translúcida.
  4. Deixe o arroz de molho em água por 30 minutos. Transfira o arroz para uma peneira e drene durante 15 minutos.
  5. Coloque o arroz na panela e adicione 3 xícaras de água. Cozinhe.
  6. Para fazer o vinagre de sushi, misture o vinagre de arroz, o açúcar e o sal em uma panela pequena e leve para ferver em fogo médio até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Reserve e deixe esfriar.
  7. Quando o arroz estiver cozido, umedeça uma tigela grande com água para que o arroz não grude. Transfira o arroz cozido para a tigela e espalhe uniformemente para que o arroz esfrie mais rápido. Adicione o vinagre de sushi sobre o arroz.
  8. Faça movimentos com uma colher para que o arroz esfrie ainda mais rapidamente.
  9. Mantenha o arroz coberto com uma toalha úmida até que esteja pronto para ser usado na sua receita de temaki.

Receita de Temaki de Abacate

Depois de aprender a fazer o temaki básico e o arroz de sushi usado na receita, aprenda agora a fazer um temaki especial com recheio de abacate.

Ingredientes:

  • 1 folha de alga cortada ao meio
  • 1 abacate cortado em tiras finas
  • 1 pepino pequeno, descascado, sem sementes e cortado em tiras finas
  • 1/2 xícara de arroz integral de sushi cozido
  • Tamari ou molho de soja
  • Wasabi fresco ralado
  • Gengibre em conserva

Modo de Preparo:

  1. Coloque a alga sobre uma esteira de bambu com o lado brilhante para baixo.
  2. Use uma de suas mãos para pegar um pouco de arroz. Coloque o arroz no lado esquerdo da sua alga e pressione com o dedo indicador para o arroz para criar um vão, onde você vai colocar os recheios.
  3. Esfregue um pouco de wasabi ralado sobre o arroz. Coloque algumas fatias finas de pepino e algumas fatias de abacate na diagonal do arroz, apontando para o canto superior direito da alga.
  4. Dobre o canto esquerdo e enrole por cima de todo o arroz e o recheio. Neste momento é melhor retirar a esteira e terminar de enrolar com as mãos. Continue rolando a parte longa da alga em torno do arroz e do recheio até chegar ao fim. Vede, esfregando a borda com um toque de água.
  5. Sirva com molho de soja ou tamari e gengibre em conserva.
receita-de-temaki-de-abacate-5

Ideia Para Receber Amigos Com Temaki

Deixar todos os ingredientes dispostos sobre a mesa e deixar seus convidados livres para montarem os seus temakis pode ser divertido. Cada um poderá usar os seus recheios preferidos, numa espécie de self service.
Prepare vários recheios para que os seus convidados tenham muitas opções. É interessante perguntar antes para eles quais são os seus recheios preferidos para temaki. Corte os ingredientes em palitos e coloque em uma grande bandeja.
Sirva o arroz de sushi preparado em uma tigela grande. Coloque uma espátula na lateral para que eles possam se servir na hora de montar. Coloque as folhas de alga cortadas pela metade.
Coloque um pratinho para que cada um possa colocar molho de soja e wasabi. Deixe uma tigela de gengibre em conserva em cima da mesa. Se possível, disponibilize uma toalha molhada para cada convidado limpar as mãos.