publicos

quarta-feira, 26 de março de 2014

Torta Suíça com Marshmallow



Ingredientes da massa:

4 ovos médios (claras em neve firme)
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de leite frio
1 colher (sobremesa) de fermento em pó + 1 pitada.

Modo de fazer: bater as claras em neve firme com a pitada de fermento em pó. Bater uma gemada com o sal, o açúcar e as gemas. Adicione o leite fervente com a batedeira em movimento. Desligue e misture o trigo com o fermento, sem bater. Por último adicione as claras em neve. Coloque a massa em forma de aro (28cm de diâmetro), forrada com papel manteiga, untada e polvilhada. Asse em forno aquecido em 180 graus, até soltar dos lados da fôrma e dourar (faça o teste do palito). Deixe esfriar, desenforme de deixe esfriar bem. Corte a massa ao meio no sentido horizontal.
Ingredientes e modo de fazer da massa escura: faça a mesma receita da massa branca acima, adicione 3 colheres (sopa) de chocolate em pó. Deixe esfriar, desenforme e corte ao meio na horizontal.

Ingredientes do recheio:
½ litro de leite (500ml)
1 pitada de sal
4 gemas peneiradas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer: coloque tudo no liquidificador e bata bem. Coloque numa panela e apure o creme no fogo médio, mexendo sem parar. Acrescente ½ lata de creme de leite e misture muito bem. Deixe esfriar e reserve.

Ingredientes do recheio de chocolate: 
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de manteiga. 

Modo de fazer o recheio: Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio, mexendo sem parar. Faça um brigadeiro mole e reserve.
Recheio de geléia de morangos caseira:
400g de morangos pesados limpos, lavados, secos e picados
200g de açúcar cristal. 

Modo de fazer: coloque os ingredientes num refratário bem grande e alto. Leve em aberto ao microondas, em potência alta, por 6 minutos. Retire e rearranje o alimento. Retorne ao microondas do mesmo modo por 5 minutos. Deixe esfriar bem.

Calda para umedecer a massa: ferva um pouco de água com açúcar, Licor Sherry e cravo da índia. Deixe esfriar.

Montagem: Num prato grande de torta coloque o aro da fôrma aonde assou as massas. No fundo coloque 1 rodela de massa clara, regue com a calda, espalhe a geléia e cubra com um pouco do creme (a metade do mesmo). Cubra uma rodela de massa escura (descarte a outra metade), regue com a calda, cubra com o brigadeiro e com o resto do creme. Cubra com a metade da massa clara e regue-a também.
Ingredientes do Marshmallow: 

½ xícara (chá) de claras
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de Karo ou glucose
1 colher (sopa / rasa) de emulsificante (gordura para sorvete)
1 colher (chá) de essência de baunilha. 

Modo de fazer: colocar tudo na batedeira e bater por 10 minutos. 

Glacê quente de chocolate: numa panela pequena coloque 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 2 colheres (sopa) de leite, 1 colher (café) de manteiga. Leve ao fogo baixo mexendo sempre, por 2 minutos.

Montagem da torta: espalhe o marhsmallow por cima da torta (não é preciso alisar). Com a calda de chocolate numa colher de sobremesa, vá dando voltinhas na cobertura. Isso precisa ser feito com a cobertura e a calda ainda quentes, pois senão não se consegue fazer o efeito marmorizado. Decore com morangos inteiros mergulhados em chocolate ao leite.
Porção: 14 a 16 fati