publicos

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Regras e dicas básicas de etiqueta à mesa

                                                                               

Jantar com o chefe, com os pais da namorada, com pessoas importantes…. Se você se apavora ao se ver em uma situação dessas ou então não faz muita ideia de como são as regras de etiqueta em uma refeição esse post é para você!
Não se desespere, não irei ficar dando regras chatas e criticando os mínimos detalhes do seu comportamente na mesa, senão acaba tudo ficando muito forçado, apenas darei algumas dicas essenciais sobre o que fazer ou não fazer em uma situação dessas. Primeiro de tudo, nada de desespero ao ver um monte de coisas colocadas na mesa, conheça cada utensílio.
                                                                           


As suas mãos devem estar limpas na hora de pegar os talheres e o copo, ou a taça, durante a refeição. Tente manter a beirada do prato sempre limpa.
A ordem para usar os talheres é sempre de fora para dentro, os de sobremesa ficam acima dos pratos.
Abra o guardanapo de pano no colo e use-o para limpar a boca e os dedos. Após a refeição coloque-o sobre a mesa, do lado esquerdo do prato.
Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, potes, etc.
Use o garfo na mão direita, enquanto a faca descansa sobre a parte superior do prato com a lâmina voltada para dentro.
Quando terminar de comer arrume os talheres no prato, coloque o garfo e a faca com os cabos voltados para a direita. Antes disso os talheres permanecem no prato, tudo o que vai para o prato não volta a encostar na mesa!
Depois das dicas sobre o que usar e como usar na mesa, vamos para algumas dicas de como agir na hora da refeição!
Seja delicado, fale baixo e não mantenha os talheres na mão. Eles sempre devem descansar dentro do prato,  apoiados nas bordas.
Não coloque os cotovelos na mesa, mantenha os braços baixos, no colo.
Nunca fume à mesa, se realmente precisar de um cigarro peça licença e fume fora do ambiente.
Não fale de boca cheia, nem faça barulho ao mastigar os alimentos.
Nada de abaixar em direção ao prato, a comida que deve ser levada à boca e não o contrário.
Está morrendo de fome? Nada de começar a comer antes de todos, principalmente se for convidado a comer na casa de alguém. Se for na presença de um anfitrião  não coma antes dele, a não ser que ele peça. Se houver mais pessoas espere até que metade delas tenha se servido.
Dispense o palitinho, nem cutucar escondido com um guardanapo vale. Se algo está incomodando peça licença e vá ao banheiro.
Antes de beber qualquer coisa, engula o que tiver na boca e limpe os lábios com o guardanapo. Depois de beber, enxugue os lábios.
Se depois de algumas garfadas você estiver convencido de que o prato que lhe serviram não é do seu gosto ou já estiver satisfeito, cruze os talheres e não continue comendo.
No caso de um self-service nada de colocar tudo o que quiser no prato, fazendo uma mistura. Você pode repetir se quiser e deve seguir a ordem de entrada, prato principal e sobremesa.
Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem bebidas de um copo para outro.
Fuja das discussões, esqueça assuntos polêmicos, como religião e política.
Não corte as folhas da salada, dobre em vez de cortá-las.
Se quiser algo que está sobre a mesa, mas fora do seu alcance, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.
Ufa! Muita coisa? São apenas algumas dicas básicas para ajudar na sua postura e na sua imagem pessoal. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário,sugestões,pedidos,enfim fique á vontade!