publicos

domingo, 9 de fevereiro de 2014

FINANCIERS COM MORANGO

                                                         



FINANCIERS COM MORANGO

Ingredientes para 18-20 financiers

120 gr de manteiga sem sal
50 gr de farinha de amêndoa levemente tostadas
50 gr de farinha de trigo
100-120 gr de açúcar
100 gr de claras de ovo
uma pitada de sal
1 colher (chá) de baunilha ou sementes de meia fava (usei as sementes)
9-10 morangos

Modo de preparo

Corte a manteiga em pedaços e deixe derreter em uma panelinha em fogo muito baixo, deixe ferver; em um certo ponto se formará uma camada branca e espumosa na superfície (corresponde a parte sólida sem gordura) que lentamente carameliza depositando-se no fundo exalando um gostoso perfume de avelã tostada. Tire a panelinha imediatamente do fogo, passe por uma peneira, e conserve a parte limpa em um outro recipiente. Deixe esfriar.


Em uma vasilha misture bem a farinha, o sal, o açúcar, as claras e a baunilha. Acrescente 120 gr da manteiga coada e fria e misture até obter um creme. Proteja com filme plástico e deixe repousar na geladeira por no minimo 3 horas.


Coloque o creme em um saco de confeitar e distribua nas forminhas untadas e levadas rapidamente ao freezer para a manteiga solidificar (não fiz esse processo, pois usei forminhas de papel); não encha muito, 1-2 cm de altura já é suficiente. Coloque metade de um morango em cima de cada bolinho e leve ao forno preaquecido a 170 °C por uns 15 minutos, os financiers devem ficar levemente dourados. Desenforme e deixe esfriar em uma grade, conserve em uma lata.
(*) se não encontrar a farinha, bata no liquidificador ou mixer a mesma quantidade de amêndoas até virar farinha, em seguida coloque em uma panela antiaderente e deixe tostar levemente.