publicos

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Temakis

Temakis

temaki-salmão1-cópia(para 12 temakis)
Ingredientes:
  • 12 pedaços retangulares de alga nori (se for necessário recorte com uma tesoura)
  • 1 kg de salmão bem limpo (parte da barriga) picadinho na ponta da faca
  • 1/2 xícara (chá) de cebolinha bem lavada e fatiada em tirinhas
  • arroz japonês cozido*
  • gergelim branco e preto a gosto, para montagem
  • pasta de raiz forte (wasabi) a gosto, para montagem
  • maionese, cream cheese e pepino cortado em tiras (opcional), para montagem
Modo de Preparo: Segure a alga nori na palma de uma das mãos com a parte brilhante e mais lisa voltada para baixo. Olhando a alga nori de cima para baixo coloque o arroz já cozido no sentido transversal, partindo da ponta esquerda, de cima para baixo. Não coloque muito arroz, lembre-se que o cone precisa fechar. Sobre o arroz coloque uma camada de peixe picado já misturado com a cebolinha e por fim uma camada de wasabi (é forte e bem apimentado, então cuidado com a quantidade). Para fechar o temaki pegue a ponta esquerda de baixo, que não foi preenchida com arroz e leve-a até a o final do recheio, cobrindo-o. Em seguida enrole formando um cone e use a outra ponta livre da alga para colar, colocando um grãozinho de arroz esmagado. O mais gostoso é comer o temaki logo em seguida do momento do preparo, pois a alga vai perdendo a textura crocante e quanto mais crocante estiver a alga melhor será o seu temaki!
DICA: Para quem ainda ficou com dúvidas de como fechar o temaki, encontrei no Youtube este vídeo aqui que mostra bem de pertinho como rechear, enrolar e fechar o temaki de uma forma bem simples: http://youtu.be/Ii2ja4Nh0Fo
Sashimi-cópia
RECEITA DE ARROZ PARA COMIDA JAPONESA(Temakis, sushis, uramakis, entre outros)
Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de arroz japonês cru
  •  2 e 1/2 xícaras (chá) de água
  •  3 colheres (sopa) rasas de açúcar comum
  • 4 colheres (sopa) de vinagre de arroz
  •  1 colher (sopa) de sake mirim (sake próprio para cozinhar)
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (café) de ajinomoto
Modo de Preparo: Lave bem o arroz ainda cru até que a água saia transparente. Coloque o arroz na panela junto com a água e deixe descansar por 10 minutos antes de cozinhar. Cozinhe em fogo médio com a panela tampada até que os grãos estejam macios. Depois de desligar o fogo deixe o arroz descansar na panela por 10 minutos. Transfira o arroz para uma assadeira ou tabuleiro grande e espalhe com a ajuda de uma colher de pau. Enquanto isso misture o açúcar, o vinagre de arroz, o sake, o sal e o ajinomoto em uma caçarola e leve ao fogo até que o sal e o açúcar se dissolvam por completo, não precisa deixar ferver. Regue o arroz com o tempero ainda quente, espalhe o tempero por igual. Comece a misturar o arroz com uma mão enquanto abana com a outra, até que o arroz esfrie por completo. Alise o arroz no tabuleiro e comece a montar os temakis.

Molho Teriyaki

molho teriyaki(minha rec)Ingredientes:
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de gengibre bem picadinho (ou meia colher em pó)
1 colher de chá de saquê culinário (Azuma Mirin)
1 colher de chá de vinagre de arroz
3 colheres de chá de shoyu (molho de soja)
1/2 colher de sopa de amido de milho
1 dente de alho amassado (o alho é opcional)
Modo de preparo:
Numa panela coloque o açúcar e leve ao fogo baixo. Quando derreter e começar a caramelizar, acrescente o gengibre picado. Retire do fogo e com cuidado junte o saquê, o vinagre de arroz e o shoyu. Leve de volta ao fogo e mexa bem até obter uma mistura lisa. Dissolva o amido de milho em 1/4 de xícara (chá) de água. Aos poucos acrescente a mistura à panela, mexendo sempre para não empolar. Quando o molho engrossar, desligue o fogo, tampe, reserve até esfriar e sirva.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário,sugestões,pedidos,enfim fique á vontade!