publicos

sábado, 15 de março de 2014

Festa infantil: como calcular as quantidades por pessoa!

                                                  

Festa infantil: como calcular as quantidades por pessoa!


E está chegando o aniversario de seu filho!

 Maior correria para cuidar dos últimos detalhes...

Bom, nesses preparativos, sempre vem aquela dúvida de quanto comprar de comida/bebida para não faltar e nem sobrar muito...
Seguem as dicas que aprendi em minhas pesquisas.

Antes de tudo, é importante levar em conta a idade dos convidados, tem duas formas de contar o número de pessoas:
1 - considerar que cada 2 crianças valem por um adulto...
2 – Desconsiderar as crianças menores de 7 anos e contar as maiores como adultos.

Sabendo disso, agora vamos às quantidades:
Para festas final de tarde, como é o caso da minha, servindo salgadinhos:

Salgadinhos: 15 unidades por pessoa
Docinhos: 6 unidades por pessoa
Refrigerante: 600 ml por pessoa
Cerveja: 600 ml por pessoa (nesse caso, só conta os adultos mesmo) .
Só um parênteses: Esse item aqui não colocamos nas festinhas. Aqui em casa não bebemos, e para nós, festa de criança tem que ter refri, suco e água. A menos que seja um almoço/churrasco, que nesse caso, quem gosta da bebida vai sentir falta.
Suco: 200 ml por pessoa
Bolo: 100 gr por pessoa
Água: 200 ml por pessoa

Quantidade de opções a oferecer:

Salgados: 4 a 8 tipos – é sempre bom mesclar parte assada e parte frita, mas a assada em menor quantidade porque os fritos normalmente ganham na preferência, principalmente quando a fritura é feita na hora.



Refrigerante: 2 tipos – sempre ficamos na Coca cola e Guaraná... são os mais pedidos mesmo. Teve um aniversário que incluímos alguns light... mas foi aberto e só uma pessoa tomou um copo,  sobrando todo o resto, então decidimos não colocar mais, vai depender se você tem família/amigos que consomem mais, aí é bom colocar...
Sugestão de economia: comprar embalagens pet. Se quiser que fique mais “bonito” coloque em jarras... mas não é necessário.

Suco – 1 a 2 tipos – laranja e uva. Por que servir suco? Entre os meus amigos, temos vários que não tomam refrigerante. Além disso, muitos pais preferem não dar refrigerante para as crianças, então sempre oferecemos essa opção.
Sugestão de economia:  Compre fardinhos de água, de 6 litros. Compre Saquinhos de TANG e coloque, um para cada litro, para cada fardinho, vai 6 envelopes. Abra a embalagem de água, retire um pouquinho, o equivalente a meio copo mais ou menos, coloque os sucos, feche, chacoalhe bem e está pronto seu suco! Compre jarras e sirva nelas. A medida que for acabando, vá completando.

Doces: 3 a 4 tipos –   Beijinhos, brigadeiros, cajuzinhos, bombons de nozes, cupcakes, brigadeiros de colher/mousse no copinho. 



Servir:
Quando a festa é somente para a família e amigos mais chegados, não é necessário garçom.
Quando aumenta o número de pessoas e você vai ficar preocupado se todos foram servidos, aí compensa contratar garçom. A quantidade de garçons vai depender do número de pessoas. O ideal é um garçom para cada 30 pessoas.