publicos

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Salada Russa

                                                      

Salada Olivier(Salada Russa)

Ingredientes:
3 ovos cozidos
1 cebola
4 batatas
2 cenouras
400 g de "Doctorskaya Kolbasa"(equivale a nossa mortadela bolonhesa)
1 lata de ervilhas média
2 pepinos em conserva
maionese quanto ache necesario

Modo de Preparo:
Cozinhar as batatas, sem pele, as cenouras e os ovos. Enquanto isso, cortam-se em cubos pequeninos, os pepinos, pica-se a cebola, também em cubinhos muito pequeninos. Se os ovos já estiverem cozidos, cortar em cubos.
Após as batatas e cenouras cozerem, cortar também em cubos.
Juntar tudo no recipiente para a salada e misturar.
Adicionar maionese a gosto e voltar a envolver. Vá adicionando aos poucos e provando até estar ao seu gosto. Pode também ir adicionando sal, caso ache que a salada ficou muito doce. O pepino em conserva dá-lhe algum sal, mas geralmente não é o suficiente.
E pronto, está pronta a salada Olivier, ou como é conhecida entre nós: salada Russa!

Sobre a Salada Olivier ou Salada Russa
Esta salada é uma das mais famosas saladas na Rússia, senão a mais famosa! A história desta salada remonta aos anos 60 do século XIX, quando um cozinheiro francês, de seu nome Olivier e chef do restaurante "Hermitage", a inventou. Esta salada ficou tão famosa que passou a ser o prato de referência deste mesmo restaurante. 

A receita exata da Salada Olivier nunca ninguém soube, mas muitos e variados ingredientes eram apontados como fazendo parte desta salada, tais como faisão, veado, cogumelos, caviar, entre outros ingredientes.

A versão moderna desta salada resume-se aos ingredientes básicos, tais como a batata, cenoura, ervilhas e ovos cozidos, pickles, mortadela e um adornamento de maionese.

Esta salada, em conjunto com outros pratos tradicionais, tornou-se a salada de referência à mesa do povo Russo durante os seus feriados, particularmente o ano novo.