publicos

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Esfiha (vegana)


Ingredientes

Para a massa:
2 tabletes de fermento biológico (15 g cada)
1 colher (sopa) de açúcar
1 e 1/2 xícara de água morna
1 xícara de óleo vegetal ou azeite
1 colher (sopa) de sal
Farinha de trigo até dar liga (usei cerca de 700 g)

Para o recheio de berinjela:
4 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
berinjela grande cortada em cubinhos
2 colheres (sopa) de pimentão picado
tomate médio picado
4 colheres (sopa) de azeitona picada
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Sal e pimenta a gosto

Para o recheio de proteína de soja temperada:
4 colheres (sopa) de óleo ou azeite
1/2 cebola ralada
2 dentes de alho picados
1 e 1/2 xícara de PTS 
(PTS - Proteína Texturizada de Soja)
3 colheres (sopa) de azeitona picada
4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
1 tomate picado
Sal e pimenta-síria a gosto

Para o recheio de escarola com tofu:
4 colheres (sopa) de azeite
2 xícaras de escarola cozida
1 xícara de tofu amassado (ou outro queijo vegetal de sua preferência)
1/2 cebola média picada
4 colheres (sopa) de azeitonas picadas
4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para o recheio de brócolis com tofupiry:
4 colheres (sopa) de azeite
2 xícaras de brócolis picado
1 xícara de tofupiry
1/2 cebola média picada
2 dentes de alho picados
4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Sal a gosto

Preparo

Recheio de berinjela:

Em uma panela coloque o azeite e refogue o alho e a cebola até dourar, e acrescente uma berinjela picada em cubinhos. Lembrando que para deixar a berinjela com sabor mais suave, deixe ela de molho em um litro de água com 1 colher de sopa de vinagre por 15 minutos, escorrendo em seguida. Refogue até a berinjela ficar macia e acrescente o pimentão picado, o tomate e a azeitona, refogando bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente o cheiro verde picado.

Recheio de proteína de soja temperada:

Hidrate a proteína de soja e pique os ingredientes. Refogue o alho, a cebola no óleo ou azeite, em seguida acrescente a proteína de soja escorrida. Junte as azeitonas, o tomate e o cheiro verde na panela. Tempere bem com sal e pimenta síria. Reserve.

Recheio de escarola com tofu:

Cozinhe as folhas da escarola em água quente, até amolecerem, escorra e pique bem; reserve. Refogue a cebola no azeite, em seguida coloque a escarola, o tofu, a azeitona, e o cheiro-verde. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Se quiser pode colocar orégano também. Reserve.

Recheio de brócolis com tofupiry:

Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite até dourarem, acrescente o brócolis e refogue até ficar macio. Tempere com sal a gosto e cheiro verde. Quando for dispor o brócolis sobre a massa coloque um pouco de tofupiry em cima.

Massa:

Em uma vasilha coloque os tabletes de fermento biológico e o açúcar, amassando até formar uma pasta líquida. Acrescente a água morna, o óleo vegetal ou azeite, o sal, e misture. Vá colocando farinha de trigo aos poucos, sovando delicadamente a massa, que ficará no ponto quando desgrudar da vasilha e das mãos com facilidade (nesta receita foi usado cerca de 700 g de farinha). A massa cresce rápido, por isso você terá que ser ágil.

Montagem:

Em uma bancada limpa, polvilhe farinha de trigo. Pegue uma quantidade que dê o tamanho da esfiha que você deseja, e faça bolinhas com toda a massa, tomando cuidado para que elas fiquem lisas e uniformes (fiz bolinhas de 5 cm de diâmetro). Use a bancada para embolá-las bem. Abra uma a uma, tomando cuidado para não ter áreas mais finas; cerca de 0,5 centímetros de espessura está ótimo. Coloque o recheio no centro, encoste dois dos lados da massa, em seguida junte com a parte de baixo, formando um triângulo. Procure deixá-la bem fechada, como também evitar fazer “pontas” muito grandes, que poderão ficar um pouco cruas devido ao acúmulo de massa. Faça isso com todas e ajeite-as na assadeira, dando uma distância de 1 dedo uma da outra. Asse em forno médio preaquecido por cerca de 30 minutos ou até dourarem. Estão prontas!

Esfiha (vegana)