publicos

terça-feira, 4 de março de 2014

Vaca Atolada


Vaca atolada,nome estranho mas é um prato muito gostoso,como dizemos por aqui de lamber os beiços ou comer rezando 
VACA ATOLADA
A Vaca atolada é um prato típico da comida campeira, tem como principais ingredientes carne bovina e mandioca.
Tropeiros carregavam no embornal, carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra. Terrenos íngremes, frios, irregulares, úmidos e principalmente nos períodos de chuva, tornava o solo alagadiço, o gado encalhava e não prosseguia, havia então o momento de remanejamento dos animais, o descanso da tropa e sua alimentação. Assim sendo, foi batizado esse alimento como Vaca Atolada.Há aqueles que remontam sua origem aos índios que já assavam carnes em fogueiras usando grelhas de madeira verde. O churrasco gaúcho seria, então, o precursor do churrasco moderno.
INGREDIENTES:
2 colheres (sopa) de óleo, 1 kg de costela bovina, cortada em pedaços pequenos, 2 cebolas médias picadas, 4 dentes de alho amassados, sal e pimenta-do-reino a gosto (ou tempero pronto), 5 tomates sem sementes picados, 6 colheres (sopa) de tempero verde picado, 3 colheres (sopa) de aguardente, pimenta picada a gosto, 2 folhas de louro, 2 1/2 litros de água quente, 700 g de mandioca descascada, cortada em cubos (já cozida).
PREPARO:
Aquecer uma panela de ferro com banha de porco ou óleo e fritar a cebola, o alho, e a lingüiça cortada em pedaços pequenos. Quando dourar acrescentar o arroz. Fritar mais um pouco, cobrir com água (quente), pôr um pouco de sal e cozinhar com a tampa fechada até reduzir a água e o arroz ficar pronto. Por fim, acrescente o tempero verde.