publicos

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Blinis de Milho Verde

Blinis de Milho Verde

“As blinis são o símbolo do sol, dos dias bonitos, das boas recordações, dos casamentos felizes e das crianças saudáveis”. (Alexandre Ivanovitch Kouprine - escritor russo)


Ingredientes:
6 colheres de sopa de milho verde (pode ser fresco ou em lata)
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho picadinhos

1/2 xícara de leite
1 colher de chá de sal
2 ovos
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
Manteiga para fritar e azeite de oliva para refogar

Modo de fazer:
Refogue a cebola e o alho em um pouquinho de azeite de oliva. Junte o milho e refogue bem. Bata no liquidificador com o leite, a farinha, os ovos, o fermento e o sal. Unte uma frigideira com óleo e aqueça. Frite blinis em colheradas grandes, virando cuidadosamente com o auxílio de uma espátula, para cozinhar do outro lado.



E está pronto!
Agora é colocar sobre elas o que desejar e servir! 


Nota:Pode ser deixado na geladeira até a hora de servir.


O que são Blinis?


Blinis tem a sua origem na tradicional culinária russa. São pequenos crepes espessos, macios e muito fofos, geralmente sem adição de açucar.
Estas pequenas panquecas de origem russa – feitas com trigo, ovos, leite e fermento – são o alimento tradicional do fim do inverno, representando o renascimento do sol. São consumidas em todos os lugares durante a Maslenitsa, ou Semana da Manteiga, feriado religioso russo semelhante ao nosso Carnaval. Lá, a Quaresma começa na segunda-feira e não na quarta-feira como a nossa. 

Blinis costumam  ser de trigo comum ou de trigo sarraceno ou ainda de uma mistura dos dois. Existem hoje diversas variações que levam espinafre, beterraba, batata, aipim, milho, etc.

Podem ser apreciadas em buffets junto com outros tipos de canapês, num brunch ou até como snack ou finger food. Com a popularidade que conquistaram em todo o mundo, são referência de elegância em qualquer coquetel, principalmente quando servidas com salmão ou creme azedo e caviar. Aproveite esta receita para incrementar suas festas, celebrando com sua família e amigos.
Blinis podem ser degustadas frias ou mornas, levemente aquecidas, com diversos recheios ou coberturas como: creme com cebolinha, salmão defumado, caviar, tarama, mousse de presunto, parma, creme de abacate, figo ou damasco com cream cheese, atum, entre outros...