publicos

terça-feira, 2 de junho de 2015

sugestoes para os dias dos namorados

No ar, na mesa e nas panelas…Já dizia o poeta “cozinhar não é serviço; cozinhar é um modo de amar os outros”. E porque não, você mesma preparar o jantar do seu amor? Pensando nisso vou passar umas dicas simples de decoração para o Dia dos Namorados e também receitas para preparar um jantar romântico, delicioso mas acima de tudo super prático.










Gelatina de morango com Champagne

ingrediente:
1 gelatina sabor morango
400ml de champagne
100ml de água quente
1 bandeja de morangos picados
300ml de chantilly
suspiros ou macarons ( a sua escolha)
folhinhas de hortelã para decorar
modo de preparo:
Dissolva o pó da gelatina em 100ml de água quente, espere esfriar um pouco e acrescente os 400ml de champagne. Distribua em taças e coloque morangos picados,leve a geladeira até endurecer; após a gelatina chegar ao ponto ponha suspiros (ou macarons como os da foto) em seguida adicione o chantilly, decore com folhas de hortelã coloque-os novamente na geladeira até servir.
Surpreenda, faça diferente e Boa Sorte!

Ganache de Chocolate com Morango



INGREDIENTES
500g de chocolate(ao leite, meio amargo ou meio a meio) picado
1 lata de creme de leite sem soro
200g(uma bandeja) de morangos, reserve uns inteirospara decorar e pique o restante
50g de chocolate branco fracionado para decorar

MODO DE PREPARO:
Derreta o chocolate (1 a 2 minutos no microondas) acrescente o creme de leite mexa bem e ponha na geladeira até esfriar. Enquanto isso derreta o chocolate branco (30 segundos de microondas) e coloque em uma bisnaga ou saquinho de confeitar e decore copinhos transparentes ou taças e ponha 2 colheres de morango picado no fundo. Pegue a mistura de chocolate com creme de leite coloque na batedeira e bata em velocidade alta por +/- 15 minutos, ele irá clarear ficando mais leve e airado. Despeje sobre os morangos picados e decore com o morango inteiro

Risoto de camarão com alho poro


Risoto de Camarão com Alho Poró
Ingredientes
1 xícara de alho poró picadinho
400g de camarões limpos
1 1/2 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli (ou parboilizado se preferir) sem lavar
1 cebola pequena, 1 tomate sem pele e sementes e 2 dentes de alho(tudo bem picadinho)
1/2 xícara de vinho branco
cheiro verde a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
gotas de limão, sal e pimenta a gosto
+ ou – 1 litro de caldo de camarão ou peixe (feito com cascas e cabeça ou de legumes)

modo de preparo:

Aqueça uma panela em fogo alto e adicione um fio de azeite. Refogue os camarões por 1 minuto acrescentando sal,pimenta e gotas de limão. Reserve em uma travessa e na mesma panela em fogo médio aqueça mais um fio de azeite e refogue a cebola,depois o alho e depois o tomate,com intervalo de 2 minutos entre eles. Adicione o arroz,o alho poró, uma pitadinha de sal, pimenta, refogue por alguns instantes e ponha o vinho, espere reduzir um pouco.Vá colocando o caldo de camarão aos poucos(1 concha por vez) mexendo sempre. Quando estiver quase al dente adicione o camarão e o cheiro verde, deixe reduzir um pouco mais e desligue. Acrescente 1 colher de manteiga tampe a panela e aguarde 5 a 10 minutos para servir. Decore o prato com um galhinho de alecrim,sirva com queijo e um bom azeite

Pavê de chocolate e fruit de la passion

Pavê de chocolate e fruit de la passion

Ingredientes
50g de chocolate ao leite para a base
50ml de conhaque
24 bolachas champagne
20 g de castanha de caju picada para finalização

2 aros 8x8cm
Ingredientes do creme de maracujá
½ lata de leite condensado
a mesma medida de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
½ lata de creme de leite (sem soro)
4 colheres (sopa) de Harald Gel Fácil Sabor Maracujá
Ingredientes do creme de chocolate
150g de chocolate ao leite
100g de creme de leite
1 colher (chá) de conhaque
Modo de Preparo
Modo de preparo do creme de maracujá: Leve ao fogo o leite, o leite condensado e a farinha de trigo. Mexa até levantar fervura e engrossar. Retire do fogo e acrescente o creme de leite e o gel sabor maracujá. Reserve.
Modo de preparo do creme de chocolate: Derreta e tempere o chocolate ao leite e acrescente o creme de leite. Misture bem até obter uma massa lisa e homogênea. Reserve.
Montagem
Derreta e tempere o chocolate ao leite e recheie 4 cavidades de uma forma de mini coração.
O restante do chocolate espalhe com o auxílio de uma espátula, sobre um tapete de silicone, formando uma placa de 2mm de altura. Coloque sobre esta base os cortadores. Corte as bolachas ao meio e arrume-as na lateral interna dos aros, encostando-as no chocolate. Leve à geladeira para cristalizar.

Misture o conhaque com 3 colheres (sopa) de água. Passe as bolachas ligeiramente e coloque no fundo, depois uma camada de creme de maracujá, e uma camada de creme de chocolate Repita as camadas até completar a altura do aro, Aplique o gel sabor maracujá para finalizar. Leve à geladeira por 3 horas. Retire o aro, passe chocolate nas laterais inferiores do doce e finalize com castanha de caju picada. Decore com o mini coração de chocolate.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

RISOTO DE ARROZ NEGRO COM CAMARÃO FLAMBADO


Ingredientes
½ xícara de arroz negro
2 colheres de sopa de tomate em cubos
½ cebola picada
1 colher de sobremesa de alho poró
1 colher de sopa de castanha de caju picada
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 pitada de sal para o arroz
1 colher de sopa de biomassa de banana verde (simplerríma de fazer e dá uma saciedade… assim comemos pouco e não atrapalha o desenvolver da noite dos pombos!!!)

Preparo
Refogar o arroz no azeite com cebola e alho poró. Ajuste o sal e deixe cozinhar. Reserve. Na própria panela do arroz, em fogo baixo, misture os demais ingredientes deixando a biomassa para o final.
Montagem: coloque o risoto em um potinho de porcelana pequeno, distribua folhas de alface no prato. Coloque o risotto no centro do prato e coloque uma colher de chá de mostarda dijon no centro dele com 1 castanha de caju na vertical. Distribua o restante do molho em gotinhas na alface.

Preparo:  
Caldo de Camarões
Limpe os camarões, separe as cascas e as cabeças para o caldo e reserve o resto para ser utilizado depois.
Aqueça o azeite em uma panela funda, junte as cascas e cabeças de camarão e os legumes picados grosseiramente.
Assim que o camarão mudar de cor cubra com 1,5 lt de água.
Quando começar a ferver reduza o fogo e cozinhe por 1 hora aproximadamente.

Camarões Flambados
Em uma tigela coloque os camarões, tempere com o sal e a pimenta do reino, e cubra com a cachaça. Deixe descansar por 20 minutos.
Em uma frigideira, aqueça o azeite e salteie os camarões com os tomates até o camarão ficar avermelhado.
Salpique a salsinha.
Junte a cachaça da marinada e flambe com um fósforo ou maçarico.
DICAS:  Sirva o arroz no centro do prato com os camarões e os tomates em volta.
O caldo que sobrar poderá ser congelado por até 3 meses para ser usado em outra receita.

arroz negro ao bacalhau ao molho de jaca e coco

Ingredientes
250 de Lombo de Bacalhau Salgado
200 ml de óleo de Coco
500 ml de Água de Coco
300 g de Arroz Negro
1 Coco Seco inteiro
4 Dentes de Alho
1 Jaca Verde
3 Tomates Maduros
2 Cebolas Médias
50 ml de Azeite de Oliva
30 ml Óleo de Urucum
50 ml de Azeite de Dendê
1 Pimenta Dedo de Moça
1/4 Pimentão Verde
1/4 de Pimentão Amarelo
1/4 de Pimentão Vermelho
150 ml de Leite de Coco
4 Azeitonas Chilenas (Aquelas grandes e carnudas)
Salsinha e Cebolinha
Sal
Pimenta do Reino
Preparo
Dessalgar o Bacalhau em água por trocando a água 1 vez a cada 8 horas por 3 vezes (Sempre Refrigerado) na ultima vez fazer isso na água de coco e reservar.
Em uma panela pequena coloque o óleo de coco, 2 dentes de alho descascados inteiros e o Lombo de Bacalhau Dessalgado e leve ao fogo baixo por 2 horas. O óleo não pode borbulhar pois isso desmanchara o lombo de bacalhau, se preciso afaste a panela do fogo, use um difusor de calor ou uma chapa francesa.
Enquanto isso descasque a jaca verde (se possível utilize luvas, pois solta um pouco de leite e gruda na mão) corte a jaca em cubinhos 2 x 2 cm e reserve ( não precisa cortar a jaca inteira uns 70 cubinhos de jaca são suficientes para uma porção, reserve.
Corte a cebola em cubos médios (2 x 2 cm). Tire a pele dos tomates e corte em cubos descartando as sementes (Concasse). Tire a parte branca do Coco Seco e corte em cubinhos de 1,5 cm (40 cubinhos). Corte os pimentões em cubinhos de 1,5 x 1,5 cm. Reserve a salsinha e cebolinha devidamente picadas. Corte a Pimenta dedo de moça em brunoise, cubinhos de 2 mm.
Em uma frigideira coloque um pouco de óleo de Urucum e acrescente os cubos de cebola e comece a refogar, acrescente os cubos de jaca e dois dentes de Alho em Brunoise, deixe fritar um pouquinho sem dourar e acrescente o Leite de Coco e deixe cozinhar ate os cubos de jaca ficarem bem macios. Acrescente os tomates concasse, os cubinhos de coco, os pimentões, a pimenta dedo de moça e refogue por mais 2 minutos e por ultimo acrescente o Azeite de Dendê e reserve. Tempere com Sal e pimenta do reino á gosto.
Pegue o coco Seco (parte branca) e com um mandolim faça fitas de coco, ou se preferir compre fita de coco, daquelas que se usa para fazer bolos brancos de coco, acrescente sal e leve ao forno para dourar, tome cuidado pois bobeou queima. Reserva para decoração. Esse coco fica delicioso e agrega sabor ao prato também.
Prepare o Arroz Negro e reserve.
Montagem: Em um aro monte uma base de arroz negro, em seguida faça uma camada com a Jaca e por cima coloque o Bacalhau. Decore com as fitas de Coco Salgadas Assadas e Azeitona.